segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Povo Cinta Larga

O Povo indigena Cinta Larga pertence ao tronco linguistico Tupi - Mondé, é composto por aproximadamente 1.600 pessoas que habitam as terras indigenas Roosevelt (230.826 ha), Serra Morena (147.836 ha), Aripuanã ( 750.649 ha) e Parque indigena Aripuanã (1.603.250 ha). Junto aos Cinta Larga, vive na terra indigena Roosevelt um grupo de indigenas Apurinã, da região sul do Amazonas, motivados por um casamento intertribal, com cerca de 65 pessoas.
Os territorios Cinta Larga, sofrem forte pressão daqueles que tem interesse economicos através da exploração predatoria dos recursos naturais neles existentes (madeira,minérios,animais,pescados, terra agricultavel, etc.). As áreas indigenas são cobiçadas por madeireiros, pecuaristas, agroindustrias e garimpeiros. Neste jogo de interesses entram politicos locais e os detentores do poder economico, restando aos indios a constante ameaça sobre a integridade de suas terras e sobre sua moral enquanto pessoas humanas. As terras Cinta Larga são ameaçadas por grandes empreendimentos economicos, como as PCH's (pequenas hidroeletricas), já existentes e outras projetadas nos rios. Existe ainda o desrepeito pela opnião de indigenas que são contra a realização de levantamentos em sua reserva, para que não haja ainda mais pressão sobre o territorio e comunidades que nele vivem. Além de estradas (estaduais e vicinais) abertas tanto no interior quanto no entorno, exercendo grande impacto negativo de ordem social, ambiental e economico, uma vez que os tornam muito expostos.
Na luta contra invasões de diversos aventureiros, não tem sido encontrados muitos aliados, e ainda sofrem fortes ações por parte da imprensa, denegrindo a imagem deste povo e de todos os povos indigenas Brasileiros.
Todo o contexto em que este povo esta inserido motivou lideranças Cinta Larga a buscarem trabalhar atraves de ações organizadas, visando a autosustentabilidade de seu povo através de territorio. Visando o emprego de alternativas ambientalmente saudaveis para que garanta a presevação de sua cultura e de seu territorio.
Estamos a disposição para levar a sociedade envolvente a realidade de vida das comunidades Cinta Larga, para que não haja apenas a distorcida imagem já propagada por parte daqueles que tem interesses particulares sobre a propriedade de nosso povo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Desejo que vocês conquistem cada vez mais respeito e direitos! Vou passar a seguir o blog de vocês. Visitem o meu blog sobre Indigenismo e Meio Ambiente no endereço www.mirakatu.wordpress.com
    Vou colocar o blog de vocês na minha lista de blogs indicados!
    Abraços, Ivã

    ResponderExcluir